sábado, 30 de janeiro de 2010

Sen to Chihiro no Kamikakushi

Escrito para o Ciclo de cinema dedicado a Hayao Miyazaki no BBdE:

Este e o oitavo filme de Miyazaki, lançado em 2001. Como nota de interesse foi o primeiro filme de animação japonesa a ganhar um Óscar para melhor filme de animação ;)

Nele seguimos a história de Chihiro, uma jovem rapariga, que se muda com os pais para uma zona rural. Quando estão a procura da sua nova casa perdem-se e acabam por entrar no que aparenta ser um parque temático abandonado. Enquanto os seus pais se sentam a jantar numa banca com comida acabada de fazer, mas estranhamente sem empregado algum, Chihiro explora o local. Encontra um edifício vermelho, muito melhor cuidado do que os restantes, onde um jovem a visa que ela não pertence aquele local e que deve fugir antes do sol se por. Quando Chihiro vai em busca dos pais encontra apenas porcos a comerem na banca e estranhas formas começam a revelar-se em todos os cantos. Ao alcançar a passagem para fora do parque esta encontra-se coberta por água…

E assim começa a viagem de Chihiro pelo mundo dos espíritos, onde ela tenta não só sobreviver, mas também devolver aos seus pais a sua forma humana, de forma a voltarem a casa. Nesta viagem encontramos feiticeiras, deuses, e varias outras raças, umas com mais semelhanças humanas que outras. Temos direito a uma história de amor, longe de ser típica ou infantil; personagens com profundidade, carácter, vícios e virtudes; uma storyline complexa e pouco linear; e finalmente temos direito a embrenharmo-nos num mundo extremamente bem construído e com pormenores deliciosos. Esta foi a quarta vez que vi o filme e a cada visualização encontro algo de novo e percebo melhor a história. Há simplesmente muitos pormenores a interiorizar.

Muitos das ideias clássicas de Miyazaki estão também presentes aqui, como uma personagem principal feminina forte, muitas personagens ambíguas e ate o ambientalismo, se bem que este ultimo de uma forma muito mais contida do que e comum.

Enfim, este e um dos meus filmes favoritos. Não me canso de o rever.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Autenticao Moblig