sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Kindle

Ora ca estou eu, pronta a cumprir com a minha resoluçao. Mas, verdade seja dita, nao esperava poder fazer este post hoje. Durante a semana deixei-me de indecisoes e encomendei o Kindle como prenda de anos dos meus papas para mim =) e hoje recebi-o em maos, um dia adiantando. E foi bem giro, porque era suposto estar no laboratorio a essa hora, mas quando acordei decidi ficar a trabalhar em casa – nao me estava a sentir a cem por cento e estava a nevar a serio la fora. Bem, tive pontaria para escolher o dia, definitivamente ;)

Sendo assim, o meu post de hoje e uma critica ao meu novo leitor de ebooks. Escrevi-a para o forum Bad Books don’t Exist mas fica muito bem aqui =)

IMG_7827

Primeiro o exterior. Leve, fino e com linhas simples. As costas não escorregam e pode-se pegar tão facilmente com apenas uma mão (o que da jeito para quem gosta de ler com uma bebida por perto, como eu) como com as duas. Os botões de passagem de página estão bem posicionados, mesmo a altura dos polegares. O menu e mini joystick também são fáceis de aceder, se bem que o joystick tem um ar um bocado fracote. Mas também não e preciso fazer força para o movimentar portanto não me parece que haja problemas por ai. O teclado tem um óptimo tamanho, maior do que certos pdas que por ai andam ;)

O leitor vem com um manual de instruções em papel e um cabo USB com adaptador para corrente americana. O primeiro passo que nos e pedido e que liguemos o leitor a corrente e o deixemos carregar, procedimento que dura cerca de uma hora. Também somos avisados que podemos usar a vontade enquanto carrega, instrução que segui a risca :)

O leitor liga-se através de um pequeno interruptor no topo, deslizando e largando. Uma vez e ele liga, outra vez e fica em modo standby. Se ficarmos a pressionar o interruptor mais que uns segundos e depois o libertarmos o leitor desliga-se totalmente. Parece-me um método bastante eficaz, desde que não se tenha propensão para ser demasiado bruto. Também me parece difícil que se ligue sozinho dentro de uma mala, o que e sempre bom.

Quando se liga o leitor pela primeira vez tem que se esperar uns segundos e depois somos directamente direccionados para o manual de instruções electrónico. As instruções são simples e bastante claras e em poucos minutos conseguimos estar a mexer no leitor sem problemas. Algumas características que achei interessantes e que estão descritas nesta parte são a capacidade de tomar notas, marcação de páginas (bookmarks), highlighting (como se passássemos com marcador fluorescente), guardar citações e fazer a pesquisa de palavras no dicionário. Então este ultimo e extremamente simples, basta por o cursor antes da palavra desejada e esperar uns segundos, que a definição aparece no fundo do ecrã.

A tecnologia e-ink e absolutamente fabulosa. Parece que estamos realmente a ler em papel, não cansa a vista como no computador. A única desvantagem e o tempo de refresh entre passagem de páginas. Se tivermos apenas texto não e nada de particularmente doloroso, mas com imagens demora um pouco mais. Nada de muito grave, mas penso que seja um problema a tratar nos próximos modelos.

O acesso a pagina da Amazon e a pesquisa de livros e simples de se fazer. A velocidade de acesso não e nada do outro mundo, mas também não estava a espera de muito mais através de 3G. Diria cerca de 3-4 segundos de carregamento de página e mais 1-2 adicionais para as imagens. Suportável mas não óptimo. Ainda não experimentei comprar nenhum livro através do site portanto não posso dizer nada sobre a rapidez da entrega.

Há a possibilidade de fazer entrega directa de PDFs e ebooks de qualquer computador para o nosso leitor através de um endereço de email próprio para cada kindle. Foi uma das primeiras funcionalidades que experimentei, porque queria experimentar ler pdfs. E aqui começaram as barreiras. Primeiro, se o email do qual enviamos o documento for diferente daquele da nossa conta de acesso a Amazon, temos de o registar na pagina do nosso kindle. Ate aqui tudo bem, envia que nos tentem enviar algo ilicitamente. Mas depois de ter feito esse passo continuei sem receber o meu pdf. Ora e porque? Resposta pronta através de email – não tinha preparado o meu one-click payment na amazon, e sem ele não me deixam fazer transferências através de email. Esta parte irritou-me bastante, ate porque a transferência de pdfs e ebooks por email e grátis, o serviço pago e a passagem, com conversão, de outros formatos. Portanto eu quero usar a parte grátis do serviço mas tenho na mesma de ter configurado os meus dados de cartão de crédito. Não gostei e irritou-me, mas como e uma opção que vou ter de eventualmente activar (porque e através dela que se faz a compra de ebooks através do kindle), resignei-me ao facto.

Portanto lá liguei o meu leitor ao pc pronta para passar um pdf. A instalação dos drivers correu bem, o que e de estranhar no vista. Abri o leitor através das pastas do Windows e depois foi copiar para a pasta certa. Nesta altura o leitor avisa-me que se o quiser continuar a usar enquanto ligado ao computador posso faze-lo, desde que ejecte o leitor do computador. Certo, simples de fazer. Pois, a verdade e que apesar de o ter feito o leitor continuava a dar-me a mesma mensagem e so voltou a ligar depois de desligar o cabo USB. Agora… se isto e problema do leitor ou do vista não sei. Mas tentei varias vezes e sempre com o mesmo resultado de não consegui usar o leitor ligado ao computador. Talvez depois de reiniciar o computador a coisa se resolva.

A leitura de pdfs não e brilhante. Cada página fica ajustada a totalidade do leitor e não há a opção de aumentar o tamanho de letra. Para se ler tem de se alterar a configuração da pagina para horizontal. Ai fica ajustada a margem e permite a leitura, mas tem de se segurar no leitor na horizontal. Não e grave, mas demorou-me um bocado a perceber a estratégia. E os pdfs não desformatam nem um pouco, o que e óptimo.

Entretanto já andei pelos sites de ebooks grátis e tirei uns quantos clássicos para ler. Já experimentei ler uma das histórias dos irmãos Grimm e consegui-me envolver da mesma maneira do que se tivesse a ler em papel.

Um pormenor muito interessante e o que acontece quando o leitor fica em standby. Há uma espécie de protector de ecrã que fica activado, em que as imagens variam entre gravuras, desenhos e retratos de autores. Muito, muito giro ;)

Acho que não tenho muito mais a dizer por agora. Com o uso posso ir deixando alguns updates, e quem tiver perguntas esteja a vontade para as por!

Quem quiser ver mais fotos do bicho fica o álbum no facebook esta aqui (acessível mesmo a quem não tem facebook)

So mais uma coisinha. O leitor não traz capa, e as que vi há venda na Amazon não me agradaram. Portanto decidi comprar uma feita a mão, bem a minha medida.

4 comentários:

  1. E não é que o compraste mesmo?!! Depois do que li, fiquei muito muito curiosa! Acho que também quero ter um nas mãos para ver!
    Pareces-me bastante convencida, apesar dos problemas com as contas de email, portanto vou ter isso em conta!

    Seja como for, apareceu entretanto uma espécie de concorrente, o iPad...

    ResponderEliminar
  2. Confessei aos meus pais que anda a namorar uma coisas destas ha uns tempos e eles foram uns queridos e quiseram oferecer-me =)

    Estou bastante convencida, sim. Especialmente depois de ter a noçao da quantidade de livros classicos disponiveis em ebook gratis. Eu comprei-o mais a pensar nos meus pdfs de artigos, portanto vamos ver como ele se comporta nas proximas semanas nessa vertente.

    O iPad pareceu-me um bocado estranho... e muito grande e parece-me querer fazer concorrencia a muita coisa, mas sem fazer nenhuma muito bem. Aquilo e quase um notebook mas nao consegue ter mais de uma aplicaçao aberta! Muito, muito esquisito :P

    ResponderEliminar
  3. Muito bem, bela critica ;) Muito pro =P
    Mas como te disse no facebook, para mim tinha de ser um livro e um caderno ao mesmo tempo LoL

    ResponderEliminar
  4. Da pa tomar notas, ja e alguma coisa! Mas so ligadas ao livro, nao tens editor de texto separado. E pena, e pena, mas por agora e mesmo so leitor ;)

    ResponderEliminar

 
Autenticao Moblig