sábado, 14 de novembro de 2009

Ser aluna em Dalhousie

Ultimamente os meus dias teem sido passados em aulas, trabalhos e ensaios. Nao tenho pegado sequer nas minhas coisas de pesquisa. Como tal, comecei a notar certas tendencias diferentes o metodo de ensino na aqui, a nivel universitario.

Primeiro, as cadeiras sao teoricas. Ponto. As aulas praticas ou sao a parte, ou para as cadeiras de primeiro ano. E tens trabalhos para entregar para as aulas teoricas a cada tres semanas, mais coisa menos coisa.

Ha cadeiras que sao Pass/Fail, ou seja, tens de ter uma percentagem da cadeira feita para passares, mas nao tens nota final. O que e estranho.

Podes pedir a um professor para simplesmente assistires a cadeira dele, sem fazeres trabalhos ou exames. E o que eu vou fazer num dos modulos deste ano, com o meu orientador.

As aulas sao escolhidas por ti, ha muito pouca coisa obrigatoria. Eu estou a fazer uma cadeira obrigatoria porque sou aluna estrangeira, mais nada.

Nao se usam folhas de teste, escreves no enunciado. E depois quando sabes a nota devolvem-te o enunciado com as correcçoes do professor. Acho que nao via isto acontecer desde o secundario!

Os trabalhos que vais fazendo as cadeiras tambem os recebes de volta com anotaçoes. Fabuloso para perceber o que fizeste mal.

Ha um sistema fabuloso online, onde podes desde fazer download das aulas com antecendia, submeter trabalhos, tens um forum de discussao para cada cadeira e as notas tambem sao ai publicadas, mas individualmente. Nao ha ca espreitar a nota do vizinho. Parece mesmo a organizaçao de uma certa faculdade que eu ca sei!

A verdade e que e muito bem ter aulas nestes moldes, apesar de ser bastante puxadas. E o mais giro e eu estar a adorar as aulas de genetica, ate porque sao realmente voltadas para aplicaçoes praticas em conservaçao e nao so cenas moleculares. Isso torna tudo muito mais divertido!

Ah, e tambem e giro o assistente da minha cadeira de genetica ser basicamente da minha idade e estar na mesma situaçao que eu! Torna muito mais simples falar com ele e pedir ajuda pos trabalhos. Ja começo a pensar que para o ano vou ser eu a ser assistente… hum, que bonito que vai ser…

4 comentários:

  1. olá linda, achei o teu post mt giro, já tenho saudadinhas,vai continuando a dar noticias, isto por aqui também está caótico, as vezes ñ tenho tempo pra postar mas dou sempre uma lida no teu blog ;) beijos

    ResponderEliminar
  2. Hmmm, pareces-me motivada com o decorrer do desafio! De facto, a mecânica académica parece ser bem diferente - mais organizada, não?

    Curiosamente, imaginava-te em cadeiras e actividades muito mais práticas... Parece que tem de haver um bocadinho de cada, certo?

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Pearl, eu vou dando noticias. Talvez nao todos os dias, mas vou escrevendo com alguma regularidade. Eu tambem tenho o teu no meu feed, quando postas coisas novas tambem vou cuscar ;)

    Anna, eu tambem nao me imaginava a ter cadeiras teoricas, mas estou a gostar da experiencia. As coisas sao muito mais organizadas e ha uma facilidade maior em pedir ajuda. Por outro lado ha muito mais responsabilidades. Gosto desse sistema.
    Mas cadeiras e so este semestre, a partir do proximo fico focada na pesquisa - projecto detalhado, analise de dados e preparar a proxima temporada de campo!

    E se calhar ainda vou poder ajudar a recolher dados num sitio tropical esta primavera ;) vamos ver!

    ResponderEliminar
  4. Olá olá olá =P Tudo bem?
    À já muito tempo que não vinha aqui visitar-te! Grande peripécias e aventuras! Nem outra coisa seria de esperar a viver sozinha noutro país LoL Gostei especialmente do post sobre a tua saída à noite durante a tarde LoL
    Um grande abraço amiga e boa sorte com tudo isso!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

 
Autenticao Moblig