domingo, 27 de dezembro de 2009

Twilight

Comecei a ler Twilight por recomendação de algumas amigas, duas delas com gostos muito semelhantes aos meus e em quem costumo confiar para experimentar autores.

Como e suposto este livro ser bastante viciante guardei-o propositadamente para a minha longa viagem para casa. Seis horas de voo, outras tantas de espera no aeroporto para o transbordo e mais duas no ultimo voo deviam dar para ler o calhamaço, pensei eu. E realmente não fiz mal as contas, o problema foi mesmo ter achado a parte final do livro tão... inverosímil, digamos assim, que preferi passar as ultimas horas de espera no terminal a ouvir musica. Depois de estar em casa há uns dias respirei fundo e peguei no livro para o acabar. E deixei passar mais uns dias antes de escrever algo aqui  ;)

A escrita e bastante simples, o que funciona porque a historia e contada do ponto de vista de uma adolescente. E bem encadeada, fluida e realmente tem o seu que de viciante, em especial nos primeiros capítulos.

A personagem principal, Bella, deve conseguir apelar a quase todas as mulheres. Quem nunca passou pela fase awkward na adolescência? E fácil identificarmo-nos com ela, em pelo menos algumas características. E Edward e descrito para, propositadamente, nos despertar a curiosidade. E enquanto andam os dois no jogo do gato e do rato, gosto de ti, não gosto, quero, não quero esta e uma historia típica de namoro adolescente (mesmo sendo entre uma humana e um vampiro). Boa para entreter, que apela ao que se sentiu nessa altura da vida.

Mas, aos poucos, houve coisas que me começaram a chatear. A obsessão que tanto Bella como Edward demonstram e arrepiante. E por exemplo o Edward a dizer que espiava a Bella enquanto ela dormia (e ela a achar totalmente normal) e ela a querer ser transformada em vampira por causa dele (que afinal conhece há que, um par de meses?). E tudo isto a ser passado por um amor totalmente normal na historia. A minha suspensão de descrença só vai ate certo ponto...

E a parte que me fez largar o livro foi mesmo a fuga para onde a Bella vivia e tudo o que dai advém. Para alem de nem termos direito a ver os vilões explorados, so temos parvoíce atrás de parvoíce. E acabamos de uma forma totalmente anticlimática, ao não vermos o vilao a ser derrotado.

E já nem vou comentar a cena final no hospital ou do baile. Eu ai já só estava contente por estar a acabar, porque só me apetecia dar estaladas a Bella. E eu nem sou de me irritar com personagens, mas esta miúda tirou-me do serio umas quantas vezes durante a parte final.

Enfim, perspectivas para os próximos livros. Hei-de os ler, eventualmente. Nem que seja para me rir um bocado, porque pelas descrições que encontrei pela net esta saga transforma-se numa comédia. Pode ser que os encontre baratinhos na loja em segunda mão, ou mesmo na biblioteca.

Twilight - 13 em 20.

2 comentários:

  1. Olá =) Eu optei por ver o filme LoL

    Acho que é um filme muito bom e leal ao livro... porque tem EXACTAMENTE os mesmos defeitos LOL não me convenceu... ainda dava o beneficio da duvida ao livro, mas agora... acho que não vale a pena...

    E já agora explica lá que raio de vampiros são aqueles que brilham ao sol! Eles não deviam ficar queimados e morrer?! LoL


    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Ainda nao tive coragem para ver o filme. Nao augura nada de bom... Ha muito boa gente que adorou o livro, nao consegui parar de ler ate ao final da tetralogia. A mim nao me convenceu mesmo! Gostos ;)

    A parte do brilhar ao sol nao me choca muito. Ela decidiu alterar coisas da mitologia, tudo bem. Mas que podia ter alterado outra coisa podia LoL vampiros que brilham... so me apetece gritar PURPURINAS!! =P

    ResponderEliminar

 
Autenticao Moblig