domingo, 5 de abril de 2009

The Path

Tenho passado demasiado tempo com o jogo de computador The Path. Mas eu sou fã de terror psicológico e este jogo encaixa-se direitinho nesse perfil.

O jogo trata-se de uma interpretação da história do capuchinho vermelho, mas de uma forma um pouco… diferente. Temos 6 raparigas à escolha, de várias idades, e temos de jogar com cada uma delas. Começamos no final de uma estrada, num caminho de terra batida que vai dar à casa da avó. Temos apenas uma indicação do que é para fazer: seguir o caminho. Se seguirmos essa regra encontramos a casa da avó e a avó no quarto. E uma indicação que falhámos o jogo miseravelmente.

Pois, este jogo é sobre quebrar regras, sair do caminho e entrar no bosque. E é aí que a história se torna perturbadora. Não há monstros a saltar a cada esquina, mas o ambiente é escuro, a música arrepiante. Há uma rapariga de branco a correr de um lado para o outro, objectos estranhos que despoletam memórias e comentários e ainda cenários abandonados, completamente surreais. Num desses cenários cada rapariga encontra o seu lobo. Não é um lobo real, mas metafórico. E aí as coisas tornam-se muito, muito estranhas. Depois de encontrar o lobo cada rapariga aparece à entrada da casa da avó, sob chuva intensa, de uma forma miserável. Parece que passou por uma experiência traumática, e arrasta-se até à porta da casa. E dentro da casa as coisas estão diferentes… perturbadoras.

A casa da avó é uma metáfora sobre o que acontece a cada uma das raparigas. Não há uma resposta certa ou errada sobre o que aconteceu, está sujeita a interpretação. É o melhor do jogo, não ser directo, deixar-nos a pensar. Mesmo que algumas das casas sejam muito, muito perturbadoras e deixem um nó no estômago.

Ainda não joguei com todas as raparigas porque tenho passado algum tempo a explorar o cenário e a entender a personalidade de cada rapariga através dos seus comentários. E a tentar perceber o final de cada uma, claro.

Este não é, de todo, um jogo típico. Talvez por isso que esteja a atrair-me tanto, porque é uma experiência completamente diferente. E a roubar-me horas que deviam estar ocupadas com outras coisas! Para quem seja paciente e goste de horror mais subtil do que ter monstro a saltar a cada esquina aconselho-lhe que gaste umas horinhas neste jogo. Ele é bastante curto, os criadores estimam 6 horas, mas percam tempo a explorar e a pensar depois de cada lobo. Vale a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Autenticao Moblig