sábado, 6 de março de 2010

The Cove

Amanha e noite de Oscares e The Cove esta nomeado para melhor documentario. Portanto estive hoje a reve-lo, e amanha vou ver a cerimonia a torcer que seja eleito melhor documentario.

O filme nao se torna mais facil de ver da segunda vez, mesmo sabendo o que vai acontecer. Ja nao estava receosa pela vida da equipa como na primeira vez que vi, mas as gravaçoes finais, onde vemos o que realmente se passa na enseada… nada as consegue tornar mais faceis.

Este documentario e um murro no estomago e vale a pena ser visto por toda a gente, especialmente para quem nao seja da area. Posso nao concordar com algumas das coisas que foram ditas, nomeadamente a nivel da manutençao de golfinhos em cativeiro, mas a mensagem e muito mais importante do que isso. Ha golfinhos a serem mortos as centenas, de uma forma completamente desumana e indiscriminada. A sua carne esta a ser vendida como carne de baleia no mercado japones. Carne essa que esta contaminada com altos niveis de mercurio.

Nao posso deixar de pensar como e ironico o facto das pessoas que andam levam a morte de cetaceos estarem a ser envenenadas. A natureza tem uma maneira interessante de acertar as contas.

Tambem e interessante ver o que se passa na Comissao Baleeira internacional. Nada que eu ja nao soubesse ha algum tempo, mas acho que a maioria das pessoas nao tem noçao dos jogos politicos de bastidores. Ou como o Japao continua a caçar baleias com fins supostamente cientificos.

Este filme mexeu muito comigo, especialmente porque trabalho com cetaceos em liberdade ha ja alguns anos, mas acho que qualquer pessoa que o veja nao pode deixar de sentir algo. Nem que seja desconforto na parte final…

3 comentários:

  1. O que mais me incomodou no filme foi mesmo a cena final, quando o Ric O'Barry entra na reunião da IWC, sem dizer uma só palavra porque as imagens que ele tem para mostrar valem mais do que qualquer coisa que qualquer pessoa pudesse dizer naquele momento... e ainda assim é expulso pelos seguranças, sem que haja um único comentário ao que ele mostrou. Isso sim chocou-me, mais até do que as próprias imagens do que se passa naquela enseada, porque essas, infelizmente, já (quase) todos fomos um bocadinho expostos a elas. Choca-me a indiferença que todos aqueles representantes mostraram (e mostram) perante uma ameaça a todo o nosso planeta e, particularmente, aos animais que nós tanto amamos. Choca-me a indiferença do mundo.
    A IWC foi criada para acabar com a caça aos cetáceos de forma a permitir que os efectivos populacionais pudessem ser repostos. O Japão assinou e aprovou a moratória. Hoje, a frota baleeira japonesa caça baleias em risco de extinção (a baleia comum, por exemplo, está listada como Em Perigo pela IUCN) num Santuário na Antártida, o primeiro criado pela própria IWC, alegando que é para fins científicos. Só não percebo como é que a IWC fica parada a olhar, acredita nas mentiras todas que o Japão diz e não pára para pensar que não é preciso matar dezenas de baleias para saber que o peso médio de um indivíduo adulto é x.
    Depois vê-se, claro, a estupidez dos japoneses - matam centenas de milhar de golfinhos todos os anos, vendem a sua carne como carne de baleia nos mercados e, azar dos azares (e estupidez das estupidezes), vem-se a saber que a carne está contaminada com altos níveis de mercúrio, que só por acaso pode ser mortal, e não sendo causa anomalias genéticas gravíssimas. Mas onde é que está a lógica disto?? Quando é que tudo isto lhes vai cair em cima? Já diz o provérbio, What Goes Around Comes Around. Quanto tempo mais vai ser preciso para os japoneses começarem a sentir na pele o mal que têm andado a fazer às populações de cetáceos e será que, quando isso acontecer e eles quiserem fazer alguma coisa para mudar o mal que fizeram, não será tarde demais? Eu rezo todos os dias para que não seja, e tal como tu vou estar a torcer para que o filme ganhe o Oscar - hoje em dia o melhor que se pode fazer é sensibilizar as pessoas para estas temáticas e acho que estes prémios podem ser uma óptima forma de o fazer (para não falar da equipa merecer, sem sombra de dúvida, ser reconhecida pelo excelente trabalho que fizeram!).

    ResponderEliminar
  2. PS - peço desculpa pelo comentário tão extenso :P

    ResponderEliminar
  3. Oh Kiki, não peças desculpa! Adorei ler o teu comentário. Eu ja estava a espera da indiferença, depois da palestra do Palmeirim no BCMA, portanto não me chocou tanto. Mas sim, faz confusão como a comissão simplesmente não esta a cumprir o seu dever. Por outro lado as imagens da matança deram-me a volta ao estômago, apesar de já saber o que ia ver. Mas sabes o que mais me incomodou? Uns segundos durante a matança, consegue-se ver um golfinho bebe a saltar contra as rochas, tal e o desespero. Isso arrepiou-me mais que tudo o resto, a humanidade do gesto. Tal como uma pessoa a tentar saltar de um edifício em chamas.

    Vamos ver o que o futuro reserva. A natureza tem uma maneira interessante de ajustar as contas. Espero sinceramente que este filme leve o Oscar, e que com isso consiga ajudar a mudar mentalidades.

    ResponderEliminar

 
Autenticao Moblig