terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Processo criativo

Grande parte do trabalho de um investigador passa pela escrita, seja ao partilhar com a comunidade cientifica o seu trabalho atraves de artigos, a justificar determinada pesquisa atraves de pedidos de financiamento, a escrever relatorios ou a preparar projectos de investigaçao. Mas, antes de escrever, e essencial preparar o caminho organizando ideias e preparando um esqueleto do que se quer dizer.

E exactamente nessa fase de planeamento que me encontro. E cada vez mais me apercebo que tenho um processo de ordenamento de ideias bastante… diferente, digamos assim.

Primeiro, gosto de estar sozinha nesta altura. Mesmo o meu laboratorio sendo silencioso e bastante calmo, prefiro estar sem ninguem por perto. Gosto de poder fazer comentarios em voz alta (vulgo, falar sozinha) e suspirar quando me sinto frustrada sem ter problemas de ter alguem por perto a olhar para mim com ar estranho.

E depois nao consigo manter um horario fixo. E simplesmente impossivel para mim sentar-me ao computador as 9, fazer pausas para comer e as 5 fechar o processador de texto e ficar por ai.

Quando estou a trabalhar em casa costumo acordar a mesma hora do costume, fazer o pequeno-almoço e leva-lo para a cama juntamente com o computador. Isso implica que muitas vezes antes das 8 ja tenho processador de texto aberto enquanto bebo o meu leite com cafe. E mesmo que a essa hora a primeira coisa que faça seja ver o mail e os comics do dia, in the back of my mind ja estou a pensar em algum problema de trabalho.

Quando nao consigo fazer com que uma certa peça se encaixe preciso de me mexer. Seja a cozinhar, arrumar algo fora do sitio, limpar alguma coisa em casa ou simplesmente tomar um bom duche – nao sei dizer quantas vezes senti um click enquanto estava a tomar duche e consegui resolver algo que me andava a irritar ha bastante tempo – nao consigo resolver problemas a olhar para uma pagina em branco ou um paragrafo que nao consigo organizar. A minha mente começa a vaguear e quando dou por mim ja perdi completamente a linha de raciocinio e nada faz sentido.

E quando estou num beco sem saida preciso mesmo de largar o computador, empurrar o problema bem para fundo no meu cerebro e fazer outra coisa. Ir ao facebook, ler uns capitulos de um romance, fazer um lanche, ir ao ginasio, por musica e dançar… sejam paragens de 5 minutos ou uma hora, sao muitas vezes necessarias. Quando tento insistir num desses problemas o mais normal e sentir-me esgotada e nao conseguir fazer nada de jeito durante o resto do dia, enquanto que se fizer uma paragem volto ao problema com a cabeça fresca e novas ideias para o resolver.

Por ultimo, nao consigo compartimentalizar a escrita ao horario de trabalho. Quando uma boa ideia surge abro o processador e escrevo, seja em que altura for. Pode ser a hora que era suposto estar-me a deitar, num fim de semana enquanto estava no descanso, a meio de um filme ou de um capitulo de um livro… mas conheço-me o suficiente para saber que e melhor por aquela ideia no papel antes que nao a consiga reproduzir.

Quando ja estou a escrever algo que tenha previamente organizado a coisa e diferente. Mas nesta fase… tenho um processo criativo um pouco esquisito ;)

4 comentários:

  1. À parte do primeiro paragrafo onde explicas a vida de cientista, quem lê isto pensa que és escritora LOL

    Vida de artista é assim =P
    A inspiração vem quando menos se espera e tem de se aproveitar!

    Um abraço!

    PS tenho lido tudo diariamente... apesar de não andar a comentar lol fico contente por saber das tuas boas aventuras de socialização e divertimento ;)

    ResponderEliminar
  2. Pois, o primeiro paragrafo foi mesmo escrito como disclaimer LoL posso nao ser escritora, mas ultimamente... desde Setembro que nao faço outra coisa senao escrever! Foram os trabalhos para as cadeiras, a monografia, o artigo do mestrado (que foi metade reescrito), a proposta de financiamento e agora o projecto.

    Eu agora so queria meter as maos em alguns dados e analisar coisas. Nunca pensei sentir tantas saudades do SOCPROG =S

    E bom saber que alguem anda a ler os meus devaneios =D e assiduamente! Sinto-me importante ;) E sim, finalmente estou a ser mais social! E a divertir-me imenso =)

    Beijocas miga =D e da noticias! No outro dia so vi a tua mensagem no skype ja nao estavas =(

    ResponderEliminar
  3. Mensagem no skype?... Eu aderi aquilo à pouco tempo... para ver como era... mas ainda não experimentei LoL

    ResponderEliminar
  4. Sim, eu vi um Ola :P Nao estou doida =D

    ResponderEliminar

 
Autenticao Moblig