terça-feira, 17 de março de 2009

Dead Like Me: Life After Death

Descobri Dead Like Me o ano passado, durante a greve dos argumentistas. É uma série inteligente, bem escrita e muito interessante que, infelizmente, foi cancelada após apenas duas temporadas.

Pouco tempo depois de ter visto o último episódio li que iam fazer um filme como forma de continuação da história. Era suposto ser um filme para passar no cinema, mas acabou por sair directamente para DVD em Fevereiro. Tive oportunidade de o ver recentemente e fiquei agradavelmente surpreendida.

A história é retomada alguns anos após o término da série, quando se dá uma mudança inesperada na rotina dos Reapers. No mesmo dia o ponto de encontro do grupo é incendiado e Rube, o chefe, recebe finalmente as suas luzes e desaparece. O seu cargo é agora ocupado por Cameron que decide que o encontro diário (agora num restaurante chique) pode ser opcional, uma vez que os tradicionais post-its são substituídos por telemóveis com email e agenda. E claramente ele é demasiado ocupado para se andar a reunir todos os dias! A princípio o grupo de reapers não acha grande piada à ideia, mas após a primeira noite sucumbem um a um aos encantos de Cameron e às tentações que ele lhes põe no caminho. Mason deixa-se levar pela perspectiva de dinheiro e mulheres, Daisy por sexo e uma entrada no mundo do teatro e Roxy pelo reconhecimento dentro da polícia, levando a vários problemas com os seus reaps.

George é a única que não se deixa levar. O reap que lhe é entregue por Cameron tem a data errada e George não lhe consegue tirar a alma. Trata-se de um aluno de liceu, jogador de futebol americano e querido por todos. George acaba por segui-lo até ao hospital e descobre que este estava envolvido com a sua irmã mais nova, Reggie, nas costas da namorada.

George acaba por se revelar à irmã e explicar-lhe que agora é uma Grim Reaper. Depois de várias peripécias resultantes desta confissões, George consegue finalmente realizar o seu reap na hora certa, ajudando a alma a passar para o outro lado e consolando a irmã. Decide também que estas têm de deixar de se ver.

Os três reapers restantes vêm as consequências dos actos e decidem deixar de se comportar como crianças mimadas e voltam a fazer o seu trabalho. É claro que se vigam também de Cameron por os ter levado por maus caminhos, numa sequência cómica apesar de bastante tola.

A cena final é comovente, com George ao pé da casa da mãe, com esta e a irmã a partir finalmente para umas merecidas férias longe de tudo. É nessa altura que George é envolvida por uma chuva de post-its amarelos, os mesmos em que Rube costumava distribuir as missões.

O final é claramente aberto e tem várias interpretações. Na minha opinião Cameron foi enviado pela chefia para escolher qual dos reapers seria o sucessor de Rube e testou-os através dos seus pontos de Aquiles. George, que desde o primeiro momento teve problemas em retirar almas e tentou muitas vezes alterar o destino de forma a ninguém morrer, teve pela primeira vez a oportunidade de voltar as costas e deixar uma pessoa viva depois da sua hora e não o fez. Foi a única a passar o teste. Então a chuva de post-its simboliza que ela foi escolhida pela chefia para ser a nova chefe do grupo. Dai o seu último comentário!

Apesar de algumas pequenas inconsistência relativamente à série, este filme transporta-nos de novo para o ambiente de Dead Like Me. E é muito bom estar de volta! Não é de modo algum uma forma de fechar esta fantástica série, mas sim uma porta para outros possíveis projectos neste universo.

Para quem seguiu a série recomendo vivamente. Para quem não teve a oportunidade de a descobrir este pode ser um ponto de partida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Autenticao Moblig