quinta-feira, 26 de março de 2009

Namaste & He’s Our You

Como escrevi nada sobre Namaste a semana passada e entretanto já deu He’s Our You, decidi juntar as duas opiniões num post só.

Em Namaste vemos como Jack, Kate e Hurley são integrados em Dharmaville, disfarçados de recrutas acabados de chegar no submarino. A dinâmica entre os personagens é muito interessante e podemos ver a maior alteração que se deu após estes três anos: Jack já não é o líder dos nossos perdidos. Foi substituído, e bem, por Sawyer, que não só o remete para o posto de limpeza (ahahah) como lhe corta todas e quaisquer expectativas de tentar voltar a liderar o nosso grupo com um belíssimo discurso. Toma e embrulha, Jack. Temos pena!

Mas a transição não foi de todo perfeita. Sayid aparece do nada a Jin e Radzinsky (finalmente podemos dar uma cara à mancha no tecto da estação Cisne!) e é capturado como sendo um hostil. É claro que Sawyer fala com ele e pede-lhe silêncio, para tratar de um plano para o por em liberdade.

Entretanto vemos que Sun ficou numa linha temporal diferente, como já suspeitávamos, com Ben e Lapidus. Sun consegue voltar à ilha principal com Lapidus numa canoa depois de deixar Ben KO, e encontra… CHRISTIAN! Ele mostra-lhe uma foto dos amigos na década de 70 durante a recepção aos recrutas da Dharma e diz-lhe que Sun tem um longo caminho a percorrer. Creepy

O que me fez mais confusão nesta linha de argumento foi o estado das Dharmaville. Para além das casas parecerem totalmente abandonadas, no local onde era o centro de processamento ainda estavam penduradas nas paredes as fotos dos recrutas de vários anos. Ora… não me parece que os Outros deixassem essas fotos ficar durante o tempo que ocuparam esse espaço. Portanto eu acho a Sun e os restantes sobrevivente não estão no presente, mas algures entre a Purga e a ocupação das casas pelos Outros. Mas Lost é sempre uma incógnita e eu não costumo acertar com as minhas teorias, portanto… vamos ver.

O episódio fecha com um adolescente de olhos grandes a levar uma sandes a Sayid, enquanto este está preso. Adolescente este que não é mais do que Benjamin Linus!

E é neste ponto que começa He’s Our You, com Ben a levar novamente comida a Sayid. Nesta altura da história ele já teve o seu primeiro contacto com Alpert, que lhe pediu paciência para pode ingressar na sua tribo. Ben diz a Sayid que o ajuda a voltar para junto dos outros se o levar com ele.

Este episódio é centrado Sayid, com direito a flashbacks sobre os 3 anos que passou fora da ilha. Vemos o último assassinato a soldo de Ben, a tentativa de redenção ao voluntariar-se para a Habitat for Humanity, revemos a cena no porto em Ben o tenta convencer a voltar e, finalmente, como ele foi parar ao avião. Mais uma vez enganado por uma mulher bonita, desta vez contratada pela família de um dos homens que assassinou a soldo de Ben. Ora, sendo isto Lost, esta última afirmação pode não estar totalmente correcta… ela muito pode ter sido contratada por Ben, fazendo-se passar pela família do outro. Parece-me algo que ele obviamente faria, já que o temos visto a manipular tudo e todos.

Em Dharmaville Sayid continua preso e recusa-se a falar, mesmo quando Sawyer lhe arranja uma história plausível de modo a poder ingressar na Dharma. Não, Sayid não quer ingressar na Dharma, ele já sabe bem qual é o propósito porque voltou à ilha.

Há uma tentativa de lhe extrair a verdade, na cena que dá o nome ao episódio He’s our You, onde Sayid é levado ao torturador da Dharma, que lhe dá soro da verdade. Sayid conta tudo, que é do futuro, que é a segunda vez que volta à ilha, que eles vão todos morrer… e é claro que todos acham que lhe foi dado uma dose demasiado forte do soro e que ele está a alucinar.

Numa espécie de assembleia geral é votado que Sayid é um risco demasiado grande e que tem de ser morto. Sawyer diz-lhe o que vai acontecer e tenta convencê-lo a esmurrá-lo e e fugir mas Sayid recusa-se. É então salvo por Ben, que cria uma diversão no exterior com uma carrinha em chamas. Durante a fuga eles são descobertos por Jin, que tenta conferir com Sawyer a história que Sayid lhe conta sobre ele o ter deixado escapar. Sayid deixa Jin KO e, num momento de grande tensão, em lágrimas, atira sobre Ben e foge.

Era óbvio que Sayid ia tentar assassinar Ben, depois de toda a interacção entre os dois nos flashbacks e de revelar que já sabia qual era o seu propósito para voltar à ilha. No entanto a cena não foi menos intensa por isso. As questões que se levantam agora são: Será que Sayid conseguiu realmente assassinar Ben e alterar o passado? Ou será que é como Faraday explica no início da temporada, que as coisas já aconteceram e nada pode ser alterado (excepto por pessoas muito especiais)? Será que vai haver uma correcção de curso por parte do Universo?

Eu sinceramente não acho que Ben morra. Era suposto isto ter acontecido, e por isso é que Ben escolheu Sayid para ser seu assassino a soldo. Manipulação e vingança, muito a seu jeito. Mas esta é apenas a minha teoria.

Para a semana há mais Lost, com alguma sorte respostas sobre o que irá acontecer a Ben, no episódio Whatever Happened, Happened. Título sugestivo, certo? ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Autenticao Moblig