terça-feira, 10 de março de 2009

Passaporte!

Hoje consegui finalmente ir renovar o meu passaporte! Eu sei que não parece uma tarefa particularmente difícil, mas é espantoso a complicação que foi.

Primeiro há que explicar que o meu passaporte ainda estava válido por mais um par de nos, mas por causa das regras de pedido dos vistos de estudante ele tinha de estar válido durante pelo menos quatro anos (o tempo para o qual vou pedir visto). E esse foi exactamente o problema… o ainda estar válido.

Primeiro, no site da loja do cidadão dizem que se o passaporte ainda estiver válido tem de se pagar mais 30€. Eu lá me resignei ao facto e pus pés ao caminho. Ás dez da manhã tinha 40 pessoas à minha frente e voltei para o trabalho…

Então a Paty foi uma querida e disse-me que eu devia era ir ao Governo Civil porque era muito mais rápido. Certo. Portanto lá fui eu ao site ver onde era, e aproveitei para ver o que diziam dos passaportes. Ora, no site do governo civil diz que o tal valor acrescentado de 30€ é só no caso de não se apresentar o passaporte antigo, para além de ser bastante explícito que só se pode renovar passaporte quando este estiver a menos de 6 meses de expirar. Nessa altura decidi mandar um email para lá, a saber como era realmente esse assunto.

No dia seguinte uma senhora extremamente simpática telefonou-me do Governo Civil, para resolver às minhas dúvidas existenciais. Eu não podia realmente renovar o passaporte, porque pela data em que eu o tirei este já devia ser electrónico, e a renovação só é mesmo permitida nos tais 6 meses. Bonito, hum? Nem com a explicação de porque é que eu precisava de o renovar a coisa se alterou.

Primeiro pensamento: Alguém tem de me roubar o bendito passaporte para eu o poder renovar. Só pode!

Segundo pensamento: O meu passaporte é mesmo electrónico? Deixa lá ver o site do PEP. Pois, realmente o meu não se parecia com o da foto… nem tinha num chip no canto! Portanto não era electrónico. A senhora fez uma assumpção errada por causa da data. Boa, isso queria dizer que o podia renovar!

Decidi assim armar-me em desentendida e ir tentar renová-lo a outro sítio. A ideia foi boa, a execução é que foi má. Nunca, mas nunca, ir num sábado de manhã à loja do cidadão nos Restauradores. A meia hora da abertura a fila chegava ao pé da Visionlab. Sim, isso mesmo. O que vale é que não fui a Lisboa especificamente para isso, mas mesmo assim foi frustrante.

Ontem fui para o mar, portanto só hoje pude ir ao Governo Civil. Fazendo-me de desentendida, claro está. Nunca tinha mandado um mail com dúvidas nem ninguém me tinha telefonado. E após uma horinha de espera lá consegui renovar o passaporte!

Agora pergunto eu, será que estes imbróglios só me acontecem a mim? Depois de tudo o que aconteceu com as traduções para a inscrição em Dalhousie e o meu problema das fotocópias certificadas… será que eu atraio problemas burocráticos?

1 comentário:

  1. Sem dúvida, Grandes aventuras! É preciso sorte para arranjar essas confusões todas eheheh mas não te preocupes porque no final tudo se resolve e tu lá vais para o Canadá :P

    ResponderEliminar

 
Autenticao Moblig