sábado, 28 de março de 2009

Hora do Planeta

São agora 21:00 e estamos a meio da nossa Hora do Planeta. As luzes em minha casa estão apagadas. As únicas fontes de luz são a televisão (ligada no jogo da Selecção) e o computador.

Ao olhar pela janela não me parece que na minha zona esta iniciativa esteja a ter grande adesão. Talvez metade das luzes dos prédios perto de mim estejam apagadas. Mas o que me está a estragar a perspectiva são as luzes dos candeeiros das ruas. Eu percebo perfeitamente que estes não possam ser apagados, mas por causa deles que não consigo perceber se as luzes das casas mais longe estão apagadas ou não. Enfim, vamos esperar pelas estimativas de adesão nacionais.

Esta iniciativa tem como intuito chamar a atenção para o aquecimento global e de que forma o podemos minimizar. Não é por termos as luzes desligadas por uma hora hoje que o aquecimento global vai desaparecer, mas talvez seja um meio para a consciencialização que há pequenos passos que podemos tomar no nosso dia a dia que nos permitem reduzir o consumo de energia.

Não custa nada desligar os electrodomésticos quando não os estamos a utilizar – desligar mesmo, não deixar em stand-by - apagar as luzes de divisões em que não estamos, usar o ar condicionado apenas quando é extremamente necessário, etc…

É de saudar este tipo de iniciativas. Porque todos temos um papel a fazer quando se trata de defender o nosso planeta.

1 comentário:

  1. Eu também desliguei as luzes todas e acendi velinhas. A única coisa ligada era a televisão no jogo de Portugal com a Suécia (e um jogo triste, para dizer a verdade). Olhei pela janela e não me pareceu que tenha havido grande adesão à celebração da hora do planeta aqui na minha zona. Será que as pessoas não querem saber se o pedacinho de terra onde vivem hoje deixa de existir daqui a 100 anos? Dá que pensar...

    ResponderEliminar

 
Autenticao Moblig