terça-feira, 24 de março de 2009

On the Head of a Pin

And it is written that the first seal shall be broken when a righteous man sheds blood in hell. As he breaks, so shall it break.

Para mim este o melhor episódio da temporada. Quando acabei de o ver fiquei de queixo caído, coisa que não me acontece facilmente.

Mas vamos por partes. Os anjos estão a ser assassinados, e os anjos pedem a Dean para torturar Alastair em busca de respostas. Já se sabe que nada de bom pode sair daí.

Enquanto esta inversão de papeis acontece, Sam é deixado sozinho e pede ajuda a Ruby para encontrar o irmão. Este expressa preocupação por Dean, que não tem forças suficientes para o trabalho que tem em mãos, e pede a Ruby mais uma dose que o torne mais forte. E assim descobrimos um dos grandes mistérios desta temporada, o que anda Sam a fazer com Ruby de forma a aumentar os seus poderes: a beber o seu sangue.

Isto faz perfeito sentido, visto que Sam conseguiu os seus poderes através do sangue de Azazel (o demónio dos olhos amarelos). Mas haverão consequências, de certeza absoluta. Logo quando vemos Sam no carro, os olhos dele ficam negros por uns momentos. Parece que o Sam está a passar para o lado negro! Eu estou à espera disso desde Born Under a Bad Sign. Vamos ver como esta linha de argumento se desenrola nos próximos episódios.

Entretanto a tortura a Alastair está a ser levada a cabo por Dean. E tenho de dizer que o actor de está a representar Alastair é dos melhores que já tive oportunidade de ver nesta série. Alastair é sarcástico, mordaz e parece estar no controlo durante todos os momentos, mesmo quando está a ser torturado! Para não falar no sotaque, que lhe assenta na perfeição.

Durante a tortura vemos um cano que começa a pingar sobre a armadilha e que acaba por a quebrar quando Alaistar lança a segunda bomba da noite: que Dean ter torturado almas no inferno despoletou a quebra do primeiro selo. E mais, que era suposto ser o pai a ocupar esse lugar, mas este resistiu até ser libertado, e que sem se quebrar o primeiro selo nenhum outro poderia ser quebrado… portanto Dean será, em última análise, o responsável pelo renascer de Lúcifer. WOW!

Enquanto Dean (e eu, já agora!) se está a recompor desta revelação Alastair liberta-se e tenta matá-lo. Tentativa gorada por Castiel, que também não é rival à altura e está quase a ser enviado de volta para o céu quando Sam entra em acção.

Este, para além de conseguir extrair a confissão de Alastair de que os demónios nada têm haver com a morte dos anjos, não o exorciza… mata-o, apenas com o seu poder. E já vão três momentos em que fico de queixo caído durante este episódio.

Dean fica realmente em mau estado e vemo-lo no hospital, onde Sam pede a Castiel que cure o irmão, que realize um milagre. Castiel começa finalmente a duvidar sobre a forma como tudo se passou e pede ajuda a Anna, que lhe explica muito bem o conceito de dúvida e de free will.

Castiel conversa então com Uriel, acabando este por revelar que está por trás das mortes. Os anjos que morreram foram simplesmente os que não se quiseram converter de forma a ajudar a vinda de Lúcifer e a destruição dos humanos. É claro que há uma luta e Castiel é salvo por Anna.

Numa cena final bastante comovente vemos Castiel à cabeceira de Dean e temos direito à última e mais forte revelação da noite: os anjos salvaram Dean do inferno porque quem iniciou a vinda do apocalipse é também a única pessoa que o pode parar.

E acabamos com a confissão de Dean que não tem forças suficientes para continuar, que os anjos têm de arranjar outra pessoa. Que ele não é capaz de fazer o que lhe estão a pedir.

Para além de termos muitas revelações neste episódio, foi também muito emocional e com muito boas actuações. Definitivamente o melhor episódio até agora. Eu que achava muito difícil superar Lazarus Rising e afinal ele foi suplantado ainda nesta temporada! Caminhamos a passos largos para um final de temporada bombástico, especialmente porque a série foi confirmada bem cedo para a próxima temporada, o que deixou uma maior liberdade criativa aos escritores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Autenticao Moblig