quarta-feira, 11 de março de 2009

Ponyo on the Cliff by the Sea

Gake no Ue no Ponyo, em Inglês, Ponyo on the Cliff by the Sea, é o mais recente filme de animação saído dos estúdios Gibli, pelas mãos de Hayao Miyazaki.

Ponyo é uma das filhas do mar, que foge do pai e acaba presa junto a uma cidade. É salva por Sasuke, um menino de 5 anos, que promete protege-la. Quando o pai consegue trazê-la de volta ao seu lar, ela faz todo o possível para se tornar humana e voltar para junto de Sasuke.

Apesar da história ser um pouco infantil, este não é um filme exclusivamente para crianças, e deve agradar a bastantes adultos. Consegue conjugar muito bem os ambientes surreais típicos de Miyazaki com a ingenuidade dos protagonistas. Deixa-nos muitas vezes um sorriso nos lábios e espanta-nos com o deslumbramento visual. Logo a cena de abertura, com cardumes de peixes coloridos em todas as direcções, é fabulosa e bem descritiva do que nos espera durante o resto do filme. Hás partes espectaculares, extremamente bem desenhadas e com um acompanhamento musical soberbo. A mais espectacular é, sem sombra de dúvida, a transformação de Ponyo e a perseguição sobre as ondas. Memorável!

O filme tem também uma forte componente ambiental, o que me agradou bastante. A cena em que é mostrado o efeito de uma embarcação de pesca de arrasto que é bem mais educativa que muitas palestras.

Outro pequeno pormenor que achei interessante é a ausência de um vilão, algo fora do comum em filmes de animação, em especial os dedicados a um público mais jovem.

Em suma, é um filme de animação extremamente belo, com uma história bastante simples, mas que não fica nada atrás dos congéneres americanos como À Procura de Nemo ou A Pequena Sereia.

Não destrona Mononoke Hime (Princesa Mononoke) como o meu filme favorito de Miyazaki, mas toma o segundo lugar, passando à frente de Sen to Chihiro no kamikakushi (A Viagem de Chihiro).

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Autenticao Moblig